sábado, 19 de abril de 2014



(A história) HOUSE GAMES


Localizada bem no início do calçadão do bairro de Campo Grande/RJ, havia uma locadora de jogos de videogames chamada HOUSE GAMES. Ficava em um beco, era relativamente escondida, mas todo o garoto na década de 90's sabia exatamente onde ir. Funcionou em pleno vapor no período de ouro dos games (NES - SNES - MASTER SYSTEM - GENESIS/MEGADIVE) mas lembro que foi nessa locadora, bem em sua fase final, que eu comprei o meu PLAYSTATION, acho que em 1995.

Eu estudava no colégio MONTEIRO LOBATO que ficava ali no centro de Campo Grande, em frente a lojas Americanas. O colégio ficava onde hoje é parte da Casa & Vídeo. Antigamente,  a C&V ficava no 2º ou 3º andar do prédio ao lado do MERCADO SÃO BRÁS. Anos depois, a C&V foi para a Estrada do Rio do "A" onde tinha um imenso SONIC na frente da loja, o que mostrava a força que tinha a SEGA nos anos 90/2000. Só depois disso ela foi para o calçadão de Campo Grande, onde está atualmente.

OLHA ELE!

Bem, retomando o assunto, lembro que em Campo Grande havia algumas locadoras de Videogame famosas. Bem no Shopping/Galeria (não era exatamente um shopping) havia a PROVIDEO que era uma mescla de locadora de vídeos que também alugava jogos de MegaDrive e NES. Também lembro de uma chama DAY BY DAY que ficava ali perto de onde hoje funciona a Pizzaria Imperio D' Itália. lá perto do WESTSHOPPING, naquelas lojas que hoje ficam em frente ao Shopping - com portas de vidro - Funcionava uma franquia da PROGAMES, onde eu vi pela primeira vez o Final Fantasy 8. Foi na PROGAMES que eu aluguei pela primeira vez o jogo DIABLO para PC. 

Vale mencionar a locadora do meu amigo Zezinho (Will Games) que é bem conhecido na feira de Campo Grande aos Domingos. Também da VITAVIDEO que ficava na Estrada do Monteiro. Funcionou ali durante anos, alugava até CD de música.

Bem, mas era pra falar da HOUSEGAMES, então... alguns dias atrás eu fui lá no beco e tirei umas fotos. Como se pode ver, ainda tem a pintura na porta de ferro do DEE JAY, que deve ter sido pintado já na fase final da HG. A HG já não existe a muito tempo, deve ter um bons 10 anos que não tem locadora de jogos ali mas o Dee Jay continua na porta, o que é um mistério danado. Eu já vi funcionando ali um salão de beleza. 

Acho que ele tá ali por falta de interesse ou grana para pintar. Mas por sorte, eu fui lá e registrei um pedaço importante da minha vida (afinal, eu ia MUITO ALI) e acho que um pedaço da história do meu bairro e de muita gente que curte games hoje.





11 comentários:

  1. Frequentava muito essa locadora nos anos 90. Melhor momento foi quando eu consegui finalmente, depois de madrugar na locadora, alugar a fita do Sonic para Master System. Joguei até não poder nada naquele fim de semana.

    Bom também era poder jogar na própria locadora. Tinha a atendente gamer que as vezes pedia pra jogar junto com quem pagava. Um amigo meu topou deixar ela jogar final fight 2 com ele e ela era tão ruim que ficava batendo no personagem dele toda hora pensando que era um inimigo, hehe.

    Bons tempos.

    ResponderExcluir
  2. Frequentava muito essa locadora nos anos 90. Melhor momento foi quando eu consegui finalmente, depois de madrugar na locadora, alugar a fita do Sonic para Master System. Joguei até não poder nada naquele fim de semana.

    Bom também era poder jogar na própria locadora. Tinha a atendente gamer que as vezes pedia pra jogar junto com quem pagava. Um amigo meu topou deixar ela jogar final fight 2 com ele e ela era tão ruim que ficava batendo no personagem dele toda hora pensando que era um inimigo, hehe.

    Bons tempos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu estou procurando pelo o Zoia da ex progames. Voce lembra o nome dele? Era alessandro? Tem o instagram ou facebook dele?

      Excluir
  3. Caraca. Lembro desta locadora. E também da programes, do zóia, e da Big Field (e daqueles fliperamas que tinham em baixo) nossa, como sinto falta daquela época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celaboi pfv eu estou procurando pelo o Zoia. Voce lembra o nome dele? Era alessandro? Tem o instagram ou facebook dele?

      Excluir
  4. Respostas
    1. eu estou procurando pelo o Zoia da ex progames. Voce lembra o nome dele? Era alessandro? Tem o instagram ou facebook dele?

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Estou procurando o perfil do zoia que era o dono da programes/zoia games. Alguem sabe o nome dele?

    ResponderExcluir
  7. Frequentava muito as jogatinas por hora por volta de 95 a 98. Beem antes desses desenhos enfeitarem as instalações. Era o deejay no portao e o robert garcia e ryo la dentro. Vi ate o cara fazendo a pintura.

    A programação de todos os dias era da house games para o fliperama do shopping campo grande segundo andar. La e ca todo santo dia haha!

    Conheci muita coisa nessa locadora incluindo o console 3do e a estreia do Playstation e Saturn. Eu era um japinha muito na minha e adorava mortal kombat..
    Cheguei alugar fitas de mega nessa locadora

    Alguem lembra do sandro? Conhecido como milkbar? Assíduo frequentador? Sempre estava junto desse moleque nas varias vezes que gastei meus trocados com minutos jogando. Bons tempos.

    ResponderExcluir